O que está buscando?
MEU SESI - Entrar

Troféu Brasil de Atletismo: Erik Cardoso, atleta do SESI-SP, bate recordes brasileiro e sul-americano dos 100m

O atleta correu em 9.93 na final e superou a marca anterior de seu companheiro de equipe, Felipe Bardi

O atleta correu em 9.93 na final e superou a marca anterior de seu companheiro de equipe, Felipe Bardi

 Por: Elizângela Melo Vilas Boas
01/08/202511:47- atualizado às 15:53 em 01/08/2025

O Troféu Brasil de Atletismo 2025, que acontece até domingo (03/08) no Centro Paralímpico de São Paulo, consolidou os atletas do SESI-SP como os velocistas mais rápidos do Brasil. E mais, deu a Erik Cardoso o título tríplice de recordista da competição, brasileiro e sul-americano. O recorde anterior pertencia a Felipe Bardi, companheiro de equipe, que em 2023 correu a prova em 9.96 segundos. Bardi terminou a final deste ano em segundo lugar, com o tempo de 10.06.

 


Crédito: Ayrton Vignola/Fiesp 

 

Melhores amigos dentro e fora das pistas, os velocistas agora comemoram a vaga no Mundial do Japão, que será realizado em setembro. Erik garantiu índice correndo abaixo do exigido, 10s, e Bardi já havia conquistado o índice em 2024, cravando os mesmos 10s no Campeonato Paulista de Atletismo Adulto. “Só tenho a agradecer a Deus, à torcida e ao SESI-SP que nos dá toda a estrutura para chegar até aqui. Foram muitas horas de trabalho duro, fé e força mental. Tudo isso fez a diferença. Agora é foco total e rumo ao Japão!", disse o recordista Erik.  

 

Especialistas em velocidade 

Atletas da base do SESI-SP e alunos que se formaram na Escola SESI, Erik e Felipe têm uma história recheada de vitórias e superação. Erik entrou para a história ao se tornar o primeiro brasileiro a completar os 100 metros rasos em menos de 10 segundos, registrando 9.97 segundos na final do Campeonato Sul-Americano, em 2023. Na ocasião, ele superou o recorde brasileiro e sul-americano que durava 35 anos: os 10 segundos exatos marcados por Robson Caetano em julho de 1988, na Cidade do México. 

 Melhores amigos dentro e fora das pistas, Bardi e Érik comemoram a dobradinha SESI no
Troféu Brasil já de olho no Mundial do Japão
(Crédito: Ayrton Vignola/Fiesp)

Mas, a conquista não demorou a ser superada por Felipe Bardi, que correu 9.96 em uma competição estadual em São Bernardo do Campo (SP), tornando-se o novo recordista nacional e continental. E para quem pensa que a rivalidade nas pistas interfere na convivência dos atletas, vale destacar que a torcida um pelo outro só agrega na busca pelos melhores resultados.  

"Estou muito feliz pelo Erik, que fez uma prova gigantesca, e por estar presente, mais uma vez, em um recorde sul-americano dele. Foi um ano difícil para ele, mas toda a equipe sabia que ele estava pronto para uma excelente marca. Agora é foco total no Mundial, com a expectativa de alcançar uma grande performance", disse Bardi.  

O técnico da equipe de Atletismo do SESI-SP, Darci Ferreira da Silva, comemorou muito os resultados e destacou o caminho percorrido até o Troféu Brasil. “Essa jornada iniciou-se em 2009. Então, se a gente parar para pensar, é uma vida de trabalho e dedicação. Nossos atletas estão bastante focados e isso reflete nas pistas”, destacou ele, que logo após o Troféu Brasil continua, com toda equipe interdisciplinar, a preparação para o Mundial do Japão.  

 

Troféu Brasil 

O Troféu Brasil é a maior disputa interclubes de Atletismo na América Latina e reúne os melhores do país nas diferentes provas da modalidade. O SESI-SP participa com a equipe completa, no masculino e feminino, inclusive com Fabrício Júnior representando o esporte paralímpico.  

A competição acontece no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, uma instalação esportiva de excelência pensada para ser a casa do esporte paralímpico nacional e impulsionar o paradesporto: no espaço, treinam e competem campeões mundiais e paralímpicos de 20 modalidades esportivas. A entrada é gratuita.

 

Leia também