O Sesi-SP apresenta duas séries de podcasts em parceria com dois dos principais veículos de imprensa do país — o Estadão e a Folha de S.Paulo — com o objetivo de promover debates qualificados sobre os principais desafios da educação no Brasil e no mundo. As iniciativas ampliam o diálogo com a sociedade sobre temas estruturantes, como a formação docente e a aprendizagem dos estudantes.
Ao longo do ano, novos episódios trarão especialistas do Sesi-SP, da Faculdade Sesi de Educação e convidados para aprofundar temas diversos ligados à educação e inovação pedagógica.

A série tem como foco a troca de experiências e a divulgação de ideias sobre práticas educacionais.
Episódio [1]
O primeiro episódio discute os estigmas que cercam a matemática, a escassez de professores e propõe abordagens mais significativas e conectadas com a realidade dos alunos. Participam:
- Camila Silveira - Jornalista [mediadora]
- Adilson Dalben - Supervisor de Projetos de Formação da Faculdade Sesi de Educação
- Rogério Chaparin - Professor do Instituto Federal de São Paulo e Educador do Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (Caem-IME-USP)
Episódio [2]
Neste segundo episódio um debate sobre o risco de colapso na carreira docente no Brasil. A discussão gira em torno da crise na formação de professores, da baixa atratividade da carreira e da necessidade de políticas públicas duradouras. Como caminho possível, o episódio apresenta o modelo de Residência Educacional da Faculdade Sesi de Educação, que aproxima os licenciandos da realidade das escolas desde o início da graduação. Participam:
- Camila Silveira - Jornalista [mediadora]
- Jerry Adriano Villanova Chacon - Coordenador da Residência Educacional da Faculdade Sesi de Educação
- Helena Singer - Socióloga e vice-presidente da Ashoka América Latina
Episódio [3]
Mais de 10 milhões de jovens brasileiros entre 15 e 29 anos não estudam nem trabalham. Esse dado do IBGE é o tema do terceiro episódio do podcast, que discute como a escola pode ajudar esses jovens a mudarem de vida, em vez de se sentirem desestimulados. Participam:
- Camila Silveira - Jornalista [mediadora]
- Rita Carmona Leite - Coordenador Itaú Educação e Trabalho
- João Lucas Oliveira Silva - ex-aluno do Sesi-SP e estudante de Harvard


A série tem como ponto de partida a análise de dados preocupantes sobre o desempenho dos estudantes brasileiros em matemática.
Episódio [1]
O episódio aponta que a deficiência em habilidades matemáticas básicas compromete tanto a vida cotidiana quanto o desenvolvimento econômico do país, e discute possíveis soluções para essa realidade. Participam:
- Marta Avancini - Jornalista [mediadora]
- Ernesto Farias - Diretor executivo do Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede)
- Adilson Dalben - Supervisor de Projetos de Formação
- Laor Fernandes - Gerente de projetos educacionais do Sesi-SP
Episódio [2]
O segundo episódio foca no impacto da formação docente na qualidade da aprendizagem. A análise de dados mostram a influência direta do professor no desempenho dos alunos e discute os pilares que sustentam uma formação integral, articulando teoria e prática. A proposta de Residência Educacional é novamente destacada como estratégia essencial para fortalecer a formação e valorizar a docência no Brasil. Participam:
- Marta Avancini - Jornalista [mediadora]
- Terezinha Rios - Pesquisadora do GEPEFE-USP
- Luis Paulo Martins - Diretor da Faculdade Sesi de Educação
- Jerry Adriano Villanova Chacon - Coordenador da Residência Educacional da Faculdade Sesi de Educação
Episódio [3]
O texto discute o desafio de como a escola pode ajudar jovens a fazerem escolhas conscientes. O problema é relevante devido ao fato de que 8,9 milhões de jovens brasileiros entre 15 e 29 anos não estudam nem trabalham. Esse número, correspondente a 18,5% da população nessa faixa etária, revela um cenário de desinteresse e desvinculação da escola. O abandono escolar e a distorção idade-série são mais acentuados no ensino médio. Participam:
- Marta Avancini - Jornalista [mediadora]
- Paulo Emílio de Andrade - Presidente do Instituto Iungo e especialista em projetos de vida
- Giovana Tomazeto - estudante SESI contemplada no programa da rede chamado "Passaporte para o Futuro" - cursa engenharia aeroespacial na Arizona State University (EUA)
- André Venâncio de Moura - aluno da Faculdade Senai de São Caetano do Sul - SP