Estudantes selecionados participaram da cerimônia oficial de entrega do passaporte, realizada no Espaço Nobre da Fiesp, em São Paulo
Por: Alex Souza, comunicação Sesi-SP/Fiesp
25/07/202511:19- atualizado às 11:35 em 25/07/2025
A segunda edição do Programa Passaporte para o Futuro beneficiou 35 alunos do Sesi-SP, que terão a chance de estudar no exterior com bolsas concedidas pela entidade. As faculdades escolhidas pelos participantes compõem as 200 melhores?universidades do mundo, de acordo com o ranking da Times Higher Education 2024, como Berkley, Duke University e New York University.
Fotos: Everton Amaro / Fiesp
Depois de agradecer ao suporte dado por pais dos alunos e aos profissionais de educação do Sesi-SP, o presidente da Fiesp, Josué Gomes da Silva, anunciou a ampliação do programa para a terceira edição, que beneficiará 50 estudantes do Sesi-SP em 2026. Ele recebeu os alunos da segunda edição em evento realizado na quarta-feira (23/7), que reuniu o Conselho do Sesi-SP, alunos, familiares e educadores da rede de ensino.
“Vocês tiveram uma base espetacular e agora foram selecionados para fazer parte dessa segunda turma do programa. Para nós é motivo de grande satisfação oferecer essa oportunidade de estudos nos EUA e no Canadá, dois países maravilhosos”, disse Josué aos aprovados.
Durante o evento, os alunos receberam simbolicamente seus passaportes. Para a aluna Isabelle Haro Bonfim, que embarca em um mês para a New York University, as expectativas estão altas, mesmo sabendo que terá os desafios de adaptação.
“Já me inscrevi para todas as minhas aulas, gostei das matérias que vou ter no primeiro semestre e estou animada para aprender cada vez mais. E quando voltar para o Brasil quero retribuir todo o investimento feito pelo Sesi-SP”, afirmou ela.
O programa, lembrou o presidente Josué, além de proporcionar o treinamento técnico profissional de nível superior, permitirá que os alunos aproveitem “a vida cultural, a experiência internacional, a obtenção de conhecimento e uma perspectiva espetacular que vai fazer a diferença na carreira de vocês e a diferença para a indústria brasileira”, frisou.
O superintendente do Sesi-SP, Alexandre Pflug, considera o Passaporte para o Futuro um legado para os alunos e destacou o interesse daqueles que poderão concorrer a essas vagas para os próximos anos.
“O engajamento não é somente dos alunos do terceiro, mas também dos que estão no segundo, no primeiro ano do Ensino Médio, e até mesmo entre os que estão no nono ano do Ensino Fundamental, que já estão olham com atenção para essa oportunidade. E ficamos felizes em poder proporcionar um futuro cada vez melhor para eles”, declarou Pflug.
Para o aluno Ricardo Castilho, do Sesi Jundiaí, que vai estudar Engenharia da Computação na University of California, o Sesi-SP proporcionou algo que ele nunca poderia imaginar, primeiro pelo programa de robótica, e agora com o Passaporte para o Futuro.
“Uma oportunidade única na minha vida. É como ganhar na loteria, mas com mérito. O Sesi-SP é para mim uma segunda casa, que sempre me forneceu os meios para que eu pudesse sonhar”, pontuou.
Voltado a estudantes do 3º ano do Ensino Médio da rede Sesi-SP, o Passaporte para o Futuro concede bolsas para programas de graduação em áreas estratégicas para o desenvolvimento industrial brasileiro, como Engenharia, Inovação e Tecnologia (Ciência de Dados, Ciências da Computação, Engenharia de Software, Tecnologia da Informação, Sistema de Informação, Análise de Dados e Sistemas), Ciências Aplicadas (Engenharia de Manufatura e Engenharia de Produção).
Além de promover a formação técnica de excelência, o programa também tem como meta oferecer experiências multiculturais que fomentem uma visão de mundo crítica, ética e empreendedora, habilidades fundamentais para a ampla formação dos líderes do futuro.
Lançado em 2023, 19 estudantes da primeira turma do programa estão no exterior, cursando o primeiro ano da graduação em universidades de excelência, como Harvard, New York University, University of California, McGill University, University of Wisconsin-Madison e University of Arizona.