O Coletivo Estopô Balaio chega ao Centro Cultural Fiesp em agosto com espetáculos e oficinas gratuitas que mistura teatro, performance e documentário
Por: Sesi-SP
25/07/202513:38- atualizado às 11:46 em 21/08/2025
Durante o mês de agosto, o Centro Cultural Fiesp apresenta gratuitamente espetáculos e uma oficina do Coletivo Estopô Balaio. Formado em 2011, o grupo de teatro destaca-se por suas criações que hibridizam teatro, performance, documentário e memória. Sua abordagem singular mistura a ficção com as histórias reais de seus integrantes e de suas famílias.
A pesquisa e a criação artística do coletivo estão enraizadas nas narrativas de migração e deslocamento, especialmente a migração nordestina para a cidade de São Paulo. Eles exploram a memória afetiva e histórica dessas pessoas, transformando-as em matéria-prima para suas produções.
A relevância e a importância do Coletivo Estopô Balaio residem em sua capacidade de dar voz a narrativas invisibilizadas, silenciadas ou estereotipadas; de promover o debate social sobre questões como preconceito, integração e a riqueza da diversidade cultural brasileira; e de inovar na linguagem teatral, expandindo as fronteiras do teatro contemporâneo.
Em 2019, o grupo recebeu o Prêmio Shell de Teatro na categoria Inovação, pelo espetáculo "A cidade dos rios invisíveis".
Livre
Ministrantes: Ana Carolina Marinho, Dandara Azevedo, Juão Nyn e Mara Carvalho
O Coletivo Estopô Balaio propõe, em sua oficina, uma reflexão profunda sobre o papel do teatro como ferramenta de resistência e transformação. A oficina explora a ideia de utilizar o "veneno" inerente ao teatro — sua capacidade de questionar e subverter — convidando os participantes a uma travessia onde a consciência e a autonomia sobre as próprias narrativas impulsionam um movimento democrático e coletivo.
A proposta é que, por meio de práticas artísticas que abrangem teatro, hip hop e artes visuais, seja possível desconstruir lógicas dominantes e construir novas formas de representação e ação que celebrem a diversidade e a autonomia.
Livre
Indicado para maiores de 10 anos
Indicado para maiores de 10 anos