A peça A Cor Que Ninguém Conhecia está em sua terceira montagem - todas com visões distintas, a partir do texto original de Toni D’Agostinho, criado no Seminário de Dramaturgia do Arena, coordenado pelo saudoso Chico de Assis; é um divertido espetáculo para crianças, com estrutura fabular, que, por meio de signos alegóricos e metáforas, faz refletir nosso momento histórico. O sucesso de crítica e público justifica sua longa vida: a estreia ocorreu em 1998.
Licurgo, governante de um mundo sem cores, fez valer a Ordem do Preto e Branco. Segundo tal sistema, e os livros utilizados nas escolas, as cores não existem, são apenas lendas que servem para promover a desordem. Nosso protagonista sente seu poder ameaçado quando, na casa da cientista Belarmina, nasce uma rosa colorida. Nem Cornélio, o guerreiro que enfrentou o último dragão, nem a perspicaz Quitéria podem ir contra a vontade do tirano que quer arrancar a flor. Será que, ao término da aventura, as cores triunfarão?
Sobre o Teatro Cartum:
Desde sua criação, o núcleo participou de importantes projetos, entre eles: Mostra Artes Latinidades – Sesc SP, Palco de Letrinhas – Sesc Vila Mariana, diversas edições da Virada Cultural e temporada do Espetáculo O Último Herói - projeto HQ do Sesc Santo André. Com objetivo de estudar as relações das histórias em quadrinhos e o teatro, criamos a estética Teatro Cartum - que denominaria o coletivo. A busca por tal integração foi tão instigante que acabou motivando constantes reuniões e um fazer artístico que transita entre o dinâmico do palco e a série de instantes congelados das histórias em quadrinhos. Assim, surgiu uma releitura d’O Alienista, de Machado de Assis, que cumpriu temporada no Espaço Parlapatões, participou das Satyrianas 2016 e 2017, além de integrar o projeto Teatro nas Bibliotecas - da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. O segundo espetáculo da Cia. A Peleja do Conta Gotas ofereceu a oportunidade de desenvolvimento estético e verticalização das relações entre artes cênicas e gráficas, enquanto apresentava esse estudo ao público infantil; participou das Satyrianas 2018, temporada nos Espaço Parlapatões, Mostra Motij - Movimento de Teatro para Infância e Juventude, na Biblioteca Monteiro Lobato e integrou a programação da Exposição ‘Quadrinhos” do MIS - Museu da Imagem e do Som, projeto Biblioteca Viva da Secretaria Municipal de Cultura, temporada no Sesc Belenzinho (além de diversas outras unidades do Sesc) e Centro Cultural São Paulo. O Espetáculo Uma Pitada de Pitágoras estreou no Sesc Pinheiros com o objetivo de levar à cena uma homenagem aos clássicos do humor e explorar a manipulação de bonecos para contar como a ciência e as tarefas comezinhas do cotidiano se encontram. No início de 2020, o Teatro Cartum estreou, no teatro do Espaço Parlapatões, seu novo espetáculo adulto Nosferatu – liberal na economia, conservador nos costumes. A concepção promove a integração entre as linguagens do teatro, quadrinhos e cinema, sob a égide do expressionismo, para criticar a onda de autoritarismo que o mundo atravessa. Infelizmente, a temporada foi interrompida pela pandemia de COVID-19. Em um cenário de distanciamento social – o que inviabiliza o teatro com plateia -, o núcleo criou o projeto Contos Ilustrados, que capta em vídeo narrativas acompanhadas por ilustrações que são concebidas enquanto o enredo acontece. A série com 12 episódios Stories do Teatro é exemplo que permaneceu por três meses em exibições nas redes sociais do Sesc. A volta aos palcos, no pós-pandemia em 2022, deu-se com o espetáculo A Cor que Ninguém Conhecia, em temporada de dez apresentações, no Sesc Pinheiros. Em 2023 esse espetáculo comemorou 25 anos de dramaturgia em temporada no Sesc Belenzinho. Em 2024, o Teatro Cartum foi contemplado pela 18ª edição do Prêmio Zé Renato de Fomento ao teatro com a proposta Prazo de Validade: ensaios sobre memória, etarismo e envelhecimento e montagem do espetáculo O Grande Lapso de Berta Valentina.
Dramaturgia, Direção e Cenário: Toni D’Agostinho
Música: Willian Germano
Concepção de Luz: Luz López
Figurino: Márcio Masselli e Lariana Moreno
Maquiagem: Márcio Masselli
Produção: Mônica Raphael
Realização: Teatro Cartum
ELENCO
Willian Germano
Letícia Negretti
Luci Savassa
Ramon Gustaff
Auditório - CAT Mauá
Avenida Presidente Castelo Branco, 237 - Jd Zaíra/ Mauá - Portaria 2
Teatro do SESI SP AE Carvalho
Rua Deodato Saraiva da Silva, 110 - Cidade A E Carvalho - São Paulo - SP