O que está buscando?
MEU SESI - Entrar

Sesi-SP entra para a Federação Paulista de Futebol e estreia no Campeonato Paulista de Futebol Feminino Sub-15 em maio

A modalidade do Programa Sesi Esporte é oferecida de forma gratuita e já conta com 1.766 alunas e atletas, em 15 cidades do Estado

A modalidade do Programa Sesi Esporte é oferecida de forma gratuita e já conta com 1.766 alunas e atletas, em 15 cidades do Estado

 Por: Aline Plagliarini, Sesi-SP
15/05/202512:24- atualizado às 14:20 em 15/05/2025

No futebol feminino, o Sesi-SP faz um gol importante ao se filiar à Federação Paulista de Futebol (FPF), e garantir a participação pela primeira vez no Campeonato Paulista Sub-15, que inicia neste sábado em 17 de maio, às 15h, no Sesi-SP de Rio Claro.



Foto: Karin Kahn / Sesi-SP

 

Desde agosto de 2023, a modalidade vem se organizando com investimentos em infraestrutura, formação do corpo técnico e formação de talentos. Segundo a coordenadora de desenvolvimento esportivo do Sesi-SP, Mirella Cagliari, a filiação e a competição representam o crescimento do futebol feminino no SESI-SP. “Essas conquistas são frutos do caminho sólido que estamos criando para a formação de atletas”, afirma.

A modalidade é oferecida de forma gratuita e já conta com 1.766 alunas e atletas, de 6 a 15 anos, distribuídas entre os níveis de participação e aperfeiçoamento, do Programa Sesi Esporte, em 15 cidades do interior, litoral e região metropolitana de São Paulo.  

 

Jogue como uma menina 

A atleta da categoria sub-15 do polo de Osasco (SP), Manuela Avelar Coitinho, de 14 anos, se sente privilegiada em poder praticar futebol. “Jogo desde pequena, amo muito esse esporte e almejo representar o Sesi nas competições”, diz.

Já Nicole Bagatin Oliveira, de 14 anos, também de Osasco e integrante da mesma categoria deseja fazer gols fora do país. “Meu sonho sempre foi cursar medicina em outro país. Acredito que, com o futebol, tenho mais chances de ingressar em uma universidade, pois posso conquistar uma bolsa por meio do esporte”, conta.

 


Foto: Karin Kahn / Sesi-SP

 

Campeonato Paulista de Futebol Feminino Sub-15

A preparação para a competição iniciou, em janeiro, com a pré-temporada, avaliações físicas integradas à inteligência esportiva do Programa Sesi Esporte e seletivas em quatro cidades (Santos, Osasco, Campinas e Jaú). A responsável por esse processo é a técnica Beatriz Margutti, conhecida como Bia, que destaca a força do projeto e as expectativas para a estreia no campeonato. 

“Queremos colocar em prática tudo o que trabalhamos, desde a criação do futebol feminino no Sesi-SP. Sabemos da capacidade das equipes adversárias, mas estamos prontas para competir em alto nível, com a formação de talentos e a oportunidade para que mais mulheres ocupem espaços de protagonismo no esporte”, ressaltou. 

Além da formação de atletas, a instituição tem um compromisso sólido em ampliar a participação feminina nos cargos de liderança esportiva. O Sesi-SP Futebol Feminino conta com uma equipe técnica composta por 71% de mulheres. São 21 profissionais, entre eles 14 treinadoras e uma coordenadora de desenvolvimento esportivo, que atuam de forma integrada e colaborativa nas decisões. 

De acordo com o gerente de esporte e lazer do Sesi-SP, André Avallone, o projeto do futebol feminino faz parte da estratégia nacional para a Copa do Mundo Feminina 2027 e do desenvolvimento da modalidade no país. “Queremos ser protagonista desse movimento, pois nosso objetivo é o fortalecimento social e esportivo, transformando vidas dentro e fora dos campos”, destacou.

 

Para assistir a estreia do campeonato, garanta seu ingresso.

Reserve aqui

 

 

*Cidades onde a modalidade é praticada atualmente: Osasco, Rio Claro, Mauá, Campinas, Diadema, Itu, Jaú, Limeira, Marília, Matão, Mogi Guaçu, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto e Tatuí.



Foto: Karin Kahn / Sesi-SP

Leia também