Evento reforça o compromisso do SESI-SP em oferecer suporte integral às suas esportistas, compreendendo que o rendimento está diretamente ligado ao cuidado com a saúde física, emocional e social dessas jovens
Por: Elizângela Melo Vilas Boas - Comunicação Regional
06/08/202510:15- atualizado às 14:55 em 06/08/2025
O Sesi São Bernardo do Campo sediou, no dia 02 de agosto, o Simpósio “Família da Mulher Atleta”, um encontro acolhedor e transformador que reuniu pais, mães e responsáveis de atletas da Natação e de outras modalidades do programa SESI Esporte, além de especialistas em desenvolvimento esportivo e saúde.
A gerente regional do SESI-SP, Roberta Borrego, abriu o encontro e destacou o cuidado com as atletas e o apoio das famílias como essenciais para o desenvolvimento delas no esporte
O evento também contou com a presença do gerente de Esporte e Lazer do SESI-SP, André Avallone, da gerente regional Roberta Borrego, além de profissionais convidados de áreas como treinamento esportivo, diversidade, saúde e gestão do esporte, que integraram uma programação pensada para fortalecer os vínculos entre o projeto educacional-esportivo e as famílias. A nutricionista Ana Beatriz Barrella, que atende à Seleção Brasileira de Natação, falou sobre autoimagem e nutrição esportiva voltada ao alto rendimento. Já a médica Thatiana Parmigiano, primeira ginecologista brasileira a obter o título de especialista em Medicina do Esporte, debateu sobre as peculiaridades e ampla atuação na saúde da mulher atleta.
Com o objetivo de promover reflexões profundas sobre o papel da família no desenvolvimento da atleta mulher, o simpósio abordou temas fundamentais como exposição do corpo em modalidades como a Natação e Ginástica Artística, assim como saúde hormonal, assédio e os impactos dessas questões no desempenho, treinamento e bem-estar das meninas e mulheres no esporte.
Para a coordenadora de Desenvolvimento do Esporte do SESI-SP, Jaqueline de Faria Franca Leite, encontros como este são de grande importância para dar base a todo trabalho que é desenvolvido com as meninas, desde sua iniciação à prática esportiva. “Acreditamos, fielmente, que a família é forte aliada para garantir que a atleta permaneça bem e alcance os melhores resultados possíveis", destacou. Ela também lembrou que a história da Natação no SESI-SP começou com um time feminino, foi crescendo e, hoje, a instituição conta com grandes nomes na modalidade.
"É muito importante o que está acontecendo aqui. É a gente enxergando além da atleta, vendo as dificuldades que elas passam, que são muitas, seja nos ambientes de competição, seja no dia a dia. E nesses momentos a família é mais importante que nunca. Por isso, quero que vocês se sintam valorizados, acolhidos e amparados pelo SESI. É toda uma equipe de profissionais cuidando para que essa formação seja leve, produtiva e positiva", enfatizou a gerente Roberta Borrego.
Marlene e Rafaela, Paloma e Letícia: mães e filhas sempre juntas na caminhada esportiva
O Simpósio da Família da Mulher Atleta é uma iniciativa que visa fortalecer o diálogo entre família e esporte, reconhecendo o papel fundamental de pais, mães e responsáveis na trajetória de meninas e jovens atletas. Ele reforça o compromisso do SESI-SP em oferecer suporte integral às suas esportistas, compreendendo que o rendimento está diretamente ligado ao cuidado com a saúde física, emocional e social dessas jovens. A instituição segue empenhada em criar um ambiente seguro, respeitoso e estimulante para que cada menina possa alcançar seu máximo potencial, dentro e fora do esporte.