O que está buscando?
MEU SESI - Entrar

Atleta da base do SESI-SP segue os passos do pai Marilson dos Santos, e inicia sua história no Atletismo

Miguel Gomes dos Santos, de 14 anos, é convocado para sua primeira grande competição nacional

Miguel Gomes dos Santos, de 14 anos, é convocado para sua primeira grande competição nacional

 Por: Amanda Costa - Comunicação Regional SESI-SP
08/08/202511:18- atualizado às 14:39 em 08/08/2025

Nas pistas do Sesi Santo André, Miguel Gomes começa a trilhar um caminho inspirado no pai, Marilson


No mês em que se celebra o Dia dos Pais, uma história de legado e inspiração ganha força nas pistas de atletismo do SESI Santo André. Miguel Gomes dos Santos, de 14 anos, foi convocado para disputar os Jogos Escolares Brasileiros de Atletismo, que acontecem em outubro, em Uberlândia (MG). O momento se torna ainda mais simbólico por ele seguir os passos do pai, Marilson Gomes dos Santos, um dos maiores nomes da história da modalidade no Brasil.
 
Marilson iniciou no atletismo aos 12 anos e, aos 15, já integrava a equipe de alto rendimento do SESI-SP. Ao longo da carreira, foi recordista brasileiro e sul-americano em provas de longa distância, tricampeão da Corrida Internacional de São Silvestre, bicampeão da Maratona de Nova Iorque e representante do Brasil em três edições dos Jogos Olímpicos. Encerrou sua trajetória profissional em 2016, no Rio de Janeiro. A mãe de Miguel, Juliana Paula dos Santos, também foi destaque da modalidade e chegou a ser recordista sul-americana nos 3.000 metros com obstáculos.
 

Marílson Gomes dos Santos, o único brasileiro tricampeão da São Silvestre  
Crédito: Agência Luz/BM&FBOVESPA/Arquivo

 

LEGADO NAS PISTAS 

Para Marílson, apresentar o atletismo ao filho foi algo natural. “Não sei se ele vai seguir carreira, mas queria que tivesse a chance de conhecer a modalidade. Ensinar o Atletismo foi uma forma de dar essa vivência. Hoje é muito especial ver o Miguel indo para as competições e construindo o próprio caminho, algo parecido com o que eu e a mãe dele passamos. Meu principal conselho é: aproveite, se divirta, conheça o ambiente e as pessoas. O esporte também educa”, afirma.
 
Miguel começou a treinar aos 13 anos, também no SESI, e se prepara para competir nos 800m e 2.000m. O ambiente esportivo sempre esteve presente em sua vida, não apenas pela convivência com dois atletas olímpicos, mas por acompanhar de perto a dedicação e as conquistas deles. “O que me inspira não são só as vitórias do meu pai, mas tudo o que ele enfrentou para chegar lá. Estar ao lado dele quando entrou para o Hall da Fama da Maratona de Nova Iorque foi muito marcante”, conta Miguel.
 
 

Miguel e os pais, Marilson e Juliana, em 2016  
Crédito: Fernando Dantas/Gazeta Press

 

FUTURO NA MODALIDADE 

O jovem atleta treina três vezes por semana no SESI Santo André e já vem mostrando evolução nas competições. Segundo o treinador e coordenador de Desenvolvimento do Esporte do SESI-SP, Yuri Ventura, Miguel se destacou desde que ingressou no Programa SESI Esporte e garantiu vaga para a etapa nacional ao vencer as seletivas. “Miguel tem características físicas naturais para o Atletismo, além de muito foco nos treinos. A experiência e o apoio da família fazem toda a diferença, e no caso dele isso é visível. Ele vem crescendo muito desde que entrou no programa”, destaca Ventura.
 
Para Miguel, treinar no mesmo local onde o pai deu os primeiros passos tem significado especial. “Eu gosto muito de treinar no SESI, interagir com outros atletas e aprender mais. Ser convocado para o Brasileiro foi até além do que eu imaginava, e agora quero seguir em frente. Meu pai é uma inspiração, não só para mim, mas para todos que sonham com o Atletismo”, completa.
 

 

SOBRE O PROGRAMA SESI ESPORTE
O SESI Esporte é um programa gratuito criado para democratizar o acesso ao esporte, fortalecer a inclusão social, promover a igualdade de gênero e formar atletas desde a base até o alto rendimento. Todas as ações são guiadas por três pilares: oportunizar, inspirar e transformar, garantindo que a prática esportiva seja acessível, inclusiva e de impacto social positivo.