Saiba mais sobre os cursos livres oferecidos pelo SESI-SP para iniciação musical.
Os Núcleos de Música do Sesi-SP oferecem cursos de iniciação musical em instrumentos de Cordas Dedilhadas (violão e ukulele) nos níveis básico, intermediário e avançado, em Canto e, em Cordas Friccionadas (violino, viola de arco, violoncelo e contrabaixo acústico), divididos em módulos chamados de Iniciação Instrumental I, II, III e IV e Prática de Conjunto.
São cursos livres, de caráter não profissionalizante, oferecidos ao público com idade a partir de cinco anos, para os cursos de cordas dedilhadas, a partir de seis ao Canto e, aos sete anos aos cursos de cordas friccionadas. O objetivo é promover o acesso à música, de forma interativa e lúdica, tendo em vista o desenvolvimento pessoal, a sensibilidade estética e artística do aluno. A iniciativa do SESI-SP contribui para o desenvolvimento da capacidade crítica do aluno e na formação de um cidadão mais ativo em seu contexto social.
O curso é oferecido em catorze unidades do SESI-SP, abrangendo: AE Carvalho, Atibaia, Araras, Bauru, Diadema, São Caetano do Sul, Indaiatuba, Jacareí, Jundiaí, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Rio Claro e São Carlos. O curso é livre e não profissionalizante, voltado para pessoas a partir de sete anos, sem limite de idade e não é necessário ter o instrumento.
Festival Allegretto
O Festival Allegretto oferece aos alunos de cordas friccionadas (violino, viola d'arco, violoncelo e contrabaixo acústico) dos Núcleos de Música do SESI-SP, uma rica experiência musical que proporciona o aprimoramento técnico, social, artístico e cultural de seus participantes. Ao longo do festival pedagógico, os alunos participam de ima imersão musical com master classes, ensaios de naipe e de orquestra, bate-papos, e atividades musicais especialmente preparadas à eles. As atividades são conduzidas pelo corpo técnico do SESI-SP, com participação de Instrumentistas da Bachiana Filarmônica SESI-SP e Orquestra Bachiana Jovem SESI-SP.
Camerata SESI - SP
Ação relevante no apoio à música erudita e ao desenvolvimento de alunos bolsistas dos Núcleos de Música, selecionados entre as turmas de iniciação instrumental nas regiões de Bauru, Diadema, Indaiatuba e Jundiaí, o que contribui para a formação de talentos e abre múltiplas oportunidades profissionais.
Cordas dedilhadas violão e ukulele
Desenvolve curso livre e não profissionalizante de iniciação musical e prática instrumental, para público a partir de 8 (oito) anos de idade, em períodos mensais e semestrais divididos em módulos fixos e móveis, conforme a faixa etária e nível técnico dos alunos, nos instrumentos violão e ukulele, nos Centros de Atividades do Sesi de Bauru e de Jundiaí. Há ainda parceria com o Instituto El Elyon e Faculdade Zumbi dos Palmares, com o curso de cavaquinho.
O projeto contempla a metodologia própria do SESI-SP e contém três livros didáticos (dois volumes destinados a alunos e um volume aos instrutores). Assim, o SESI-SP oferece um pacote de ferramentas pedagógicas, gerenciais e de capacitação em música, colaborando para o crescimento pessoal e artístico dos participantes.
ACADEMIA ORQUESTRAL DE INVERNO
Desde 2017 a Academia Orquestral SESI-SP oferece aos alunos de cordas friccionadas (violino, viola d'arco, violoncelo e contrabaixo acústico) dos Núcleos de Música do SESI-SP, uma rica experiência musical que proporciona o aprimoramento técnico, social, artístico e cultural de seus participantes. Ao longo do festival pedagógico, os alunos participam de ima imersão musical com master classes, ensaios de naipe e de orquestra, bate-papos, e atividades musicais especialmente preparadas à eles. As atividades são conduzidas pelo corpo técnico do SESI-SP, com participação de Instrumentistas da Bachiana Filarmônica SESI-SP e Orquestra Bachiana Jovem SESI-SP.
Ação relevante no apoio à música erudita e ao desenvolvimento de alunos bolsistas dos Núcleos de Música, selecionados entre as turmas de iniciação instrumental nas regiões de Bauru, Diadema, Indaiatuba, Jundiaí e São Carlos, totalizando 61 alunos com bolsa-auxílio, o que contribui para a formação de talentos e abre múltiplas oportunidades profissionais.
Desenvolve curso livre e não profissionalizante de iniciação musical e prática instrumental, para público a partir de 8 (oito) anos de idade, em períodos mensais e semestrais divididos em módulos fixos e móveis, conforme a faixa etária e nível técnico dos alunos, nos instrumentos violão e ukulele, nos Centros de Atividades do Sesi de Bauru, Santana do Parnaíba e Jundiaí (Atibaia), com base na sensibilização estética e artística do ser.
O módulo de Iniciação Instrumental em violão e ukulele, oferece o primeiro contato com os instrumentos, dividido em três níveis: Básico, Intermediário e Avançado.
O curso de ‘Iniciação ao Canto’ é oferecido gratuitamente em 24 unidades da Rede Escolar SESI-SP, por meio de uma parceria entre a Gerência Executiva de Cultura e a Gerência Executiva de Educação. O objetivo é aprimorar a experiência pedagógica dos alunos e desenvolver seus aspectos socioemocionais.
As aulas ocorrem uma vez por semana, com 1h30 de duração, prioritariamente no contraturno escolar, seguindo uma abordagem de ensino coletivo. O número de vagas varia entre 8 e 32 por turma, conforme a capacidade de cada unidade.
Durante o curso, os alunos aprendem técnica vocal com foco na autopercepção, respiração e organização corporal para o canto. A percepção auditiva é estimulada por meio de canções populares brasileiras e jogos musicais, além da exploração dos parâmetros musicais previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Referencial Curricular do SESI-SP.
Além do aprimoramento vocal, o curso incentiva o trabalho em equipe, a percepção das emoções e a interação com alunos de diferentes turmas. Os estudantes também têm a oportunidade de se apresentar em escolas e teatros do SESI, aprimorando a performance de palco e desenvolvendo confiança na expressão artística.